Sede praticantes de Palavra


23 Aquele que escuta a palavra sem a realizar assemelha-se a alguém que contempla num espelho a fisionomia que a natureza lhe deu: 24 contempla-se e, mal sai dali, esquece-se de como era. 25 Mas aquele que procura meditar com atenção a lei perfeita da liberdade e nela persevera - não como ouvinte que facilmente se esquece, mas como cumpridor fiel do preceito -, este será feliz no seu proceder”.  (Tg 1, 23-25)

O texto da carta de São Tiago nos ensina que a Palavra de Deus é um caminho de conhecimento da nossa verdadeira fisionomia. Quando somos ouvintes e praticantes da Palavra, tornamo-nos, a cada dia, como Aquele que nos criou.

Quando aderimos ao que a Sagrada Escritura nos ensina, a nossa vida toma uma proporção totalmente diferente; uma proporção de santidade, de intimidade com Deus. E quando estamos perto de Deus e de sua Palavra começamos a nos perceber tal como realmente somos: filhos chamados, como Jesus, para promover a glória do Pai no meio da humanidade, a partir de uma adesão coerente a sua vontade.
Se, por sua vez, como nos diz São Tiago, apenas ouvimos a Palavra de Deus, mas não fazemos uma adesão de coração por Ela não haverá qualquer fruto de transformação e mudança de vida em nós. Chegamos até a nos emocionar ao ouvi-la, mas, porque não criamos raízes em nosso coração, Ela não gera efeitos transformadores em nós. Em outras palavras, quando não buscamos ser como o Pai deseja, acabamos assumindo todas as formas que mundo nos oferece.
A vivência da Palavra nos livra de um desvio da nossa identidade enquanto filhos de Deus. O mundo tenta nos seduzir, a todo instante, com falsos ideais e, se não nos deixarmos doutrinar por essa Palavra de vida (que nos traz felicidade), cairemos nessa armadilha. São Tiago nos motiva dizendo que aquele que se debruça sobre a Lei da liberdade será feliz em tudo aquilo que ele faz.
É preciso meditar a Palavra, entender o que ela diz sobre nós e encontrar os ideais do Pai para os nossos dias aqui na terra. Não sejamos ouvintes distraídos, é preciso ter atenção, pois ela é uma luz para os nossos passos; é uma lâmpada luzente em nossos caminhos.
Certo dia estava eu na missa e o padre fazia a seguinte pergunta à assembleia: “Para que serve o farol de um carro?” E ele mesmo respondeu: “Para iluminar o caminho e evitar que aconteçam acidentes”. Assim também é a Palavra de Deus, se aderimos aos seus ensinamentos, muitos acidentes dentro e fora de nós serão evitados.
Quero convidar você a, junto comigo, neste ano de 2014, sermos homens e mulheres praticantes da Palavra, crendo que quanto mais a vivenciarmos mais nos conheceremos e seremos felizes em nossos negócios, pois estaremos no centro da vontade de Deus. Um homem e uma mulher da Palavra não cairão facilmente nos engamos do Diabo.
Sejamos perseverantes e corajosos na vivência da Palavra de Deus.

Paz e bem!!!

Jair Nascimento.