Pão e Palavra:
Dois alimentos essenciais

Dentre os ensinamentos de Jesus sobre o Reino de Deus, Ele mencionou uma necessidade vital para o homem: alimentar alma e corpo. Falou assim, respondendo ao demônio numa situação de muita tensão entre o desejo da carne e a necessidade da alma: "Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus" (Mt 4,4). 

Jesus fez referência ao que está escrito no livro do Deuteronômio (Dt 8,3), onde fica claro que tudo que o homem necessita vem de Deus e que sem Deus o homem nada pode (Jo 15,5c). Jesus recorda, então, que o homem não vive somente de pão. Há aí duas coisas importantes: a primeira é que o homem vive também de pão. E a segunda é que o pão é insuficiente para fazer o homem viver. Exemplo disso são pessoas que definham e morrem, mesmo com muito pão a sua disposição. O homem precisa de outro alimento além do pão. Esse outro alimento é a Palavra de Deus.

O homem precisa do pão e da Palavra de Deus, pois ele tem duas realidades que precisam ser alimentadas: a alma e o corpo. A Sagrada Escritura, enquanto Palavra de Deus, é alimento para a alma do homem. Assim como o homem cuida para, em três ou mais refeições diárias, alimentar o corpo, ele precisa alimentar diariamente a alma. E alimentar a alma exige uma atenção maior por parte da pessoa, visto que o corpo manifesta com mais clareza sua necessidade de alimento. A necessidade de nutrir a alma, contudo, pode passar despercebida – o que parece uma espécie de cilada para perecer naquilo que foi feito para a eternidade. 

Num mundo tão materialista, onde a alma parece não existir, corre-se o risco de achar que a alma não carece ser alimentada. E o que é pior: quem não alimenta a alma pode cair no vazio e não encontrar sentido para alimentar o corpo. 

A Sagrada Escritura direciona, motiva, conforta, expressa o amor de Deus pelo ser humano e a razão de ser do homem. O homem sábio é aquele que busca, a todo custo, alimentar sua alma com o Criador, escutando a sua Palavra e prestando-Lhe a devida adoração. Ele alimenta o corpo para que possa alimentar a alma, pois busca o que é eterno e reconhece o que é apenas transitório. Além do mais, foi a Palavra de Deus que criou tudo (Jo 1, 1-3), até mesmo o pão.

Josinaldo Tavares
Missionário comprometido da Crux Sacra