Novidade e beleza da vida consagrada na Igreja

 Por Josinaldo Tavares (Missionário da Crux Sacra)

A vida consagrada é uma bela expressão da graça de Deus na vida da Igreja. Por meio dos inúmeros e inconfundíveis carismas, o Espírito Santo manifesta a potencialidade de Deus que não se esgota em oferecer aos homens meios eficazes para a salvação e vivência plena da santidade aqui neste mundo. 

Os carismas, motivação pela qual surgem as mais diversas formas de vida consagrada, manifestam o projeto de amor e salvação de Deus de duas maneiras distintas: uma particular e outra universal. A particular diz respeito à pessoa chamada, aquela que recebeu o carisma. Para esta, o carisma é o meio pelo qual ela exerce a caridade, vive a vida da fé e expressa a esperança em Deus e em suas promessas. Universalmente, no entanto, toda a humanidade acaba sendo beneficiada pela força do amor de Deus, vivido na consagração, uma vez que aquele que é chamado à santidade vive para fazer o bem a todos, utilizando da graça que lhe foi concedida. 

Entre as expressões de vida consagrada na Igreja, contemplamos as Comunidades Novas. Estas são, como bem citou o beato João Paulo II, “parte da primavera da Igreja”. E estão refletindo a beleza, o odor suave, a jovialidade da Igreja nos tempos atuais, levando os homens a contemplar as maravilhas de Deus.


Os carismas destas comunidades trazem a presença de Deus para o homem moderno, necessitado de amor, misericórdia, sensibilidade para com as coisas do Alto. Como tem acontecido ao longo dos tempos, as comunidades novas respondem, cada uma, a uma necessidade inerente ao homem atual.  

Nós, Comunidade Crux Sacra, por exemplo, anunciamos uma vida nova, no amor e na misericórdia. Assim, enquanto houver homens e mulheres de coração generoso para dizer sim à vontade de Deus, o mundo poderá ser visto como um jardim colorido e perfumado que maravilha os olhos e exala o perfume da santidade e felicidade.