Vem e Segue-me


Ainda em nossos tempos, a voz do Senhor continua sendo pronunciada sobre a vida de muitos homens e mulheres, convocando-lhes para assumir a mais bela das vocações: imitar a vida de Cristo; instaurando, assim, no mundo, o Reino de Deus.

Na Sagrada Escritura, percebemos como Deus – mesmo tendo poder sobre todas as coisas – nunca quis trabalhar sozinho; mas porque é Amor quis compartilhar o seu desejo com o homem. Chamou Moisés, Abraão, Josué, Jeremias, Isaías, Mateus, Lucas e tantos outros. Deus é Amor, e o Amor sempre quer promover o outro, fazendo com que ele descubra as suas capacidades e dando-lhe as condições necessárias para isso.

A voz de Deus permanece ressoando, continuamente, no meio da humanidade: “Vem e segue-me!”. A palavra “seguir”, aqui, significa “fazer o mesmo caminho”, e vai muito além do aspecto de realizar as obras. É necessário ter os mesmos sentimentos e as mesmas disposições d’Aquele que nos chamou.

Para aquele que se sente chamado, vocacionado ao reino de Deus, o primeiro caminho a ser seguido é o caminho da intimidade; intimidade que, primeiramente, faz com que nos sintamos amados por Deus, pelo reconhecimento de que, mesmo antes da consumação dos tempos, Ele sempre nos desejou; que não viemos ao mundo por acaso, mas que fomos pensados e gerados pelo/no seu Amor; e que o mundo não será mais o mesmo a partir da minha chegada, pois, assim como o Filho, eu vim destinado a fazer história e deixar nesta terra uma marca inesquecível.

A consequência desse caminho de intimidade será a realização das obras; as mais diversas possíveis, porque não existem limites para quem Ama. Quando somos impulsionados por uma experiência de Amor, somos capazes de dar tudo, de explorarmos até as nossas últimas capacidades. Foi assim que aconteceu com os grandes homens da história para responderem ao chamado de Deus: foram capazes de dar tudo; e sua memória permanece viva até hoje inspirando a muitos corações.

Hoje, eu e você somos essas pessoas as quais o Senhor chama para o Seu segmento, a fim de que, por meio da nossa vida, o Seu nome e Seu Reino sejam conhecidos. Não estamos isentos dos desafios, pois eles servem para provar e amadurecer o nosso amor; mas, se nos dispusermos, a Sua graça nos ajudará assim como ajudou a tantos outros; basta que digamos sim ao doce som de sua voz que a cada instante diz “Vem e segue-me!”.

Seja corajoso e seja aquilo que Deus sonha para você. Paz e bem!

Jair Nascimento (Formador da Crux Sacra)