Eu me comprometo!
Pela minha experiência, tenho percebido que para assumirmos uma missão dentro da Igreja ou qualquer outro tipo de coisa na vida é necessário muito mais do que vontade, não basta apenas gostar, é preciso comprometimento.  Compromisso exige responsabilidades, renúncias; uma mudança de postura.  Por exemplo, se decido me casar, não posso continuar agindo como uma pessoa solteira.
Ter um título não basta, é preciso agir como tal.  E como nos diz aquele velho ditado: “O testemunho arrasta”. Claro que esse tipo de coisa não acontece de uma hora para outra, leva um pouco de tempo. Assim como antes do casamento existe um período de preparação, assim também deve ser num exercício ministerial, numa vocação.
Às vezes, vejo pessoas que gostam muito de determinadas coisas, mas nem sempre estão dispostas a pagar o preço, a mudar de atitudes, procurar se capacitar e assumir as responsabilidades exigidas diante do que tanto gostam.
Deus, mesmo sabendo das limitações de cada um de nós, decide nos chamar para cooperarmos com o seu Reino e coloca em nossas mãos responsabilidades que antes não tínhamos nem a pretensão de assumir. Então nos perguntamos: “E agora?”. Certa vez, o fundador da nossa Comunidade me disse: “Não podemos desperdiçar as oportunidades que nos são dadas”. Creio que o olhar de Deus nos penetra como diz o salmo 138. Ele nos conhece no mais profundo, as nossas capacidades. Não nos chamaria se não soubesse que podemos dar certo.
Mas, de fato, para que esse chamado aconteça, eu também preciso me decidir e me dispor, tomar atitudes de crescimento, assumir as responsabilidades. Temos talento para o Reino, em nós habita a força do cristão, o Espírito Santo. Jesus disse, para aqueles que trabalham no Reino, que não temessem, pois o “Espírito... ele vos ensinará todas as coisas” (Jo 16, 13).
Somos desafiados todos os dias, chamados a superação a cada instante. A vida nos pergunta o queremos, quem somos; e se não nos decidirmos a dar uma resposta, passaremos nossos dias sem realizarmos algo diferente, sem fazermos coisas incríveis, sem descobrimos do que somos capazes.
Não basta saber, é preciso ter a coragem de realizar; é preciso ter a coragem de comprometer-se e assumir as responsabilidades com suas graças e renuncias.
Cada dia é uma graça, cada desafio uma oportunidade de superar-se. Hoje mais que ontem.
Que Deus nos dê a coragem de sairmos da “vida boa”, da zona de conforto para ofertarmos esse grande dom, que é a nossa vida, para o trabalho no seu Reino.
Aqui fica um conselho: Se você de fato ama, tenha a coragem de se comprometer.
Paz e bem!
Jair Nascimento (Formador da Crux  Sacra)