Jesus Cristo crucificado: expressão de fé



“E vós outros estáveis mortos por vossas faltas, pelos pecados que cometestes outrora seguindo o modo de viver deste mundo, do príncipe das potestades do ar, do espírito que agora atua nos rebeldes. Também todos nós éramos deste número quando outrora vivíamos nos desejos carnais, fazendo a vontade da carne e da concupiscência. Éramos como os outros, por natureza, verdadeiros objetos da ira (divina). Mas Deus, que é rico em misericórdia, impulsionado pelo grande amor com que nos amou,quando estávamos mortos em consequência de nossos pecados, deu-nos a vida juntamente com Cristo. É por graça que fostes salvos! Juntamente com Ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos céus, com Cristo Jesus. Ele demonstrou assim pelos séculos futuros a imensidão das riquezas de sua graça, pela bondade que tem para conosco, em Jesus Cristo. Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus. Não provém das obras, para que ninguém se glorie. Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos” (Ef 2, 1-10).

Estamos aqui pela graça de Deus. Tudo o que realizamos é por essa graça. Não somos merecedores de nada porque tudo vem de Deus. Portanto, devemos agir de modo que não aumente a nossa grandeza perante o que fazemos, mas perante aquilo que Deus realiza em nós. O grande segredo da santidade está naquilo que Deus manifesta na nossa vida. Diz Jesus: Ninguém fala que Jesus é o Senhor se não for pela força do Espírito Santo. Sendo assim, não podemos falar o nome de Jesus na intensidade que é e clamar o nome de Deus, se não for pela ação do Espírito Santo.
Deus mandou seu filho amado, predileto, Jesus Cristo, para nos resgatar. A palavra diz: “E vós outros estáveis mortos por vossas faltas, pelos pecados”. Nesse contexto, começamos a procurar entender o que podemos dar de melhor de nós mesmos, como pessoa, como homem, para Deus. Já que Ele nos deu seu filho. Eu posso responder por vocês, se vocês não encontrarem a resposta, a nossa vida. Se alguém pensou em  dinheiro, algum bem, ou fazer alguma caridade... Não. É a vida! Deus quando pede, Ele pede a vida. Quando Deus fez um chamado, foi um chamado de vida. Não foi para você ter isso ou aquilo, Deus chamou você para que você desse a sua vida. Quando Deus enviou o seu filho nos últimos tempos para salvar aquela humanidade que estava perdida, corrompida pelo pecado, Ele mandou a vida do seu filho, o que tinha de mais precioso. Sabemos que o mistério da graça de Deus é Ele ser também Jesus Cristo ao mesmo tempo. Logo, Deus enviou a si mesmo na pessoa de Jesus, dando  sua própria vida por causa de nós, o que era mais valioso para Deus, Ele deu. E agora o que você vai dar?  Você tem que dar a sua vida. Não é a sua beleza, sua roupa, os talentos, os dons, que já são efeitos de doação de vida, para resgatar as pessoas.
Nessa perspectiva percebemos que a única coisa que temos para dar ao nosso irmão é a vida. É a doação de vida. Não existe outro caminho, se você está pensando em encontrar outro caminho, pode “tirar o cavalo da chuva.” Dessa forma, ou damos a vida para Deus ou vivemos aquilo que é carnal, não existe outro modo.
Por Deus olhar a fragilidade do homem e perceber que o mesmo estava sendo corrompido pelo pecado, pelos prazeres. Ele só encontrou uma forma de destruir isso, foi atingir a nossa alma e ao mesmo tempo a nossa vida, enviando o seu filho para morrer uma morte de cruz.
Mas para nos salvar temos que morrer do mesmo jeito que Jesus? Temos! Porque só existe um caminho e esse caminho é Jesus Cristo e é a sua morte que nos dá a salvação. Portanto, Jesus veio a esse mundo sabendo que iria morrer e passar por muitas coisas. Mas para que pudéssemos aprender a lição fundamental Ele teve que fazer primeiro: dar a vida.
Jesus disse: “eu não quero beber desse cálice, Senhor, é muito forte para mim”. Mas a resposta já não dependia do Deus pai, dependia do Deus filho. Qual era a vontade de Jesus? De não morrer. A vontade de Jesus não era dar a vida naquele momento, todavia clamou ao Senhor que não fosse feita a sua própria vontade, e sim a do Pai. Por isso, eu digo para você que também não queira fazer a sua vontade, mas a vontade de Deus, porque olhando para vontade de Deus você vai olhar para o seu futuro. Jesus sabia que tinha que morrer, mas também sabia que o Pai ia resgatá-lo depois da morte, Ele tinha essa certeza, mesmo assim estava frágil, e foi nessa fragilidade que conseguiu dar o sim. A hora da prova da fé, essa é a hora em que eu tenho que expressar a minha fé naquilo em que acredito e em que eu estou construindo a minha vida. “Não se faça a minha vontade Senhor, mas a tua”.
Vocês já sabem qual é a vontade do Senhor na vida de vocês? Se não souberem eu digo novamente: É a vida! A vida é a vontade de Deus. Mas para isso é preciso crucificar-se. Deus nos chamou a viver uma vida crucificada, porque Ele sabe que é para nós uma fonte de vida, um caminho que nos leva a uma esperança, que nos leva a uma vida nova. A partir do momento em que você diz sim, eu quero, eu desejo, eu quero experimentar a graça de Deus, você vai se purificando. A dor é purificação, o sofrimento pelo qual passamos em busca da santidade nos traz a graça de sermos mais santos, de sermos melhores e é essa graça que Deus quer manifestar em nós.

Leonaldo Cordeiro
(Fundador da Comunidade Crux Sacra)