Discípulos consagrados

Amados Irmãos, Paz e Cruz!
Sob o impulso do Espírito Santo, a vida consagrada imita mais de perto, e perpetuamente representa na Igreja, a forma de vida que Cristo Jesus - supremo consagrado e missionário do Pai para o seu Reino - abraçou e propôs aos discípulos que O seguiam.

Jesus é aquele que o Pai consagrou e enviou ao mundo (jo10, 36). Recebendo a consagração do Pai, o Filho consagra-se, por sua vez, ao Pai pela humanidade. A sua vida de virgindade e pobreza exprime a adesão filial e plena ao desígnio do Pai. Como Cristo imolou sua vontade, o consagrado também deve fazer o mesmo à luz dos conselhos Evangélicos.

Os discípulos (consagrados) são convidados a contemplar Jesus exaltado na Cruz; o verbo de Deus que, no seu silêncio e solidão, proclama profeticamente a transcendência absoluta do Pai sobre todos os bens criados, vence na sua carne o nosso pecado e atrai para si todo homem e mulher, dando a cada um a nova vida da ressurreição.

Da contemplação de Cristo crucificado recebem inspiração todas as vocações. Da Cruz, como dom fundamental do Espírito, têm origem todos os dons, e em particular o dom da vida consagrada.

Amados Irmãos, lembremo-nos que é da fidelidade a Deus que brota também a dedicação ao próximo, que deve ser vivida, não sem sacrifício, na constante intercessão pelas necessidades uns dos outros. Portanto, reforcemos nossa adesão a Cristo, amemos um pouco mais. Não basta apenas viver como consagrados, mas como discípulos consagrados. Discípulo é aquele que segue, segue com o sagrado e a Ele é semelhante.

Jamais nos cansemos de fazer o que somos chamados a fazer: Anunciar o Amor Libertador de Jesus Cristo Crucificado. Motivemo-nos, pois a obra não para e não vai parar. Inspiremo-nos no nosso fundador, a vida dele tem muito a nos dizer. Deus continua se revelando por meio dele. Nós consagrados precisamos nos espelhar nele, somos discípulos dele por causa do carisma. Obviamente ele é humano, mas sua humanidade está poderosamente revestida de uma graça chamada “graça de estado”, que misteriosamente sobrepõe a sua natureza humana; e isto é digno de fé! Na comunidade ele é o primeiro consagrado, no seu jeito simples de ser e agir se esconde toda a revelação de Deus que nos diz como devemos viver.

Caríssimos, esta exortação é para não nos esquecermos da nossa vocação e eleição; é para que seja ainda mais autêntica nossa missão em todas as suas dimensões. E vivamos um amor de verdade, pois como diz nosso Fundador: sejamos sinais visíveis, deixando marcas autenticas do carisma que trazemos na vida das pessoas.

Com afeição fraterna,

José de AssisConsagrado da Crux Sacra